Debate Midiamax é marcado por propostas de Eduardo Riedel e ausência de Capitão Contar

Contar virou meme nas redes sociais e ausência fez Debate Midiamax virar sabatina tranquila para Riedel

Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax

Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax

O Debate Midiamax do 2º turno das eleições 2022 ao Governo do Estado desta segunda-feira (17) foi marcado pelas propostas do candidato tucano Eduardo Riedel (PSDB), em sabatina tranquila após a desistência do adversário, o candidato Capitão Contar (PRTB).

Transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOL, home do Jornal Midiamax, Facebook, YouTube, TVE, TV Imaculada, Rádio Difusora Pantanal e Rádio independente 90,9 Ind FM, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul, o também foi marcado pelos memes direcionados a Contar pela ausência no embate, avisada com menos de duas horas de antecedência.

Os candidatos ao Governo do Estado no 2º turno já haviam se comprometido a comparecer no debate desde o primeiro turno e em ata ratificada no último dia 5 de outubro.

Propostas

Sem perguntas do adversário, o modelo do debate favoreceu ao candidato tucano, que teve como temas sorteados para conversar com o eleitor Emprego, Segurança Pública e Economia.

No segundo bloco, Riedel respondeu sobre como atuará caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito ou se Lula (PT) for eleito. Também como fará para conquistar votos dos adversários: tanto os que não foram eleitos como os de Contar.

Já no terceiro bloco, Riedel revelou as três perguntas que faria a Capitão Contar. A primeira seria sobre aceitar apoios de candidatos como Marquinhos Trad (PSD), a quem criticou no primeiro turno por ter se envolvido em denúncias de assédio sexual.

Depois, perguntaria sobre as que o candidato faz à gestão tucana, sendo que até o slogan Contar estaria copiando de Reinaldo Azambuja. Por fim, a pergunta seria sobre projeto que regulamenta pesquisas eleitorais.

No último bloco, Eduardo Riedel criticou a ausência de Contar e classificou o ato como desrespeito ao eleitor.

Sem a presença da torcida, nem da plateia e nem do candidato Capitão Contar (PRTB) para 'debater', apoiadores de Riedel o receberam com festa do lado de fora do auditório. Fogos, sinalizadores e gritos de apoio foram lançados ao mesmo tempo em que o público carregava o candidato nos braços.

O candidato se comprometeu, ainda, a ir a todos os debates até a eleição. "Vou seguir participando de todos os debates, porque tenho palavra e propostas. Contar está fugindo porque não tem capacidade de debater, de apresentar propostas. Eu vou seguir tanto com minha campanha como com os debates, é um compromisso com o eleitor", declarou Riedel ao Jornal Midiamax.

Recordes nas redes

O Debate Midiamax bateu o recorde do primeiro turno. No YouTube, a live de quase 50 minutos alcançou 12.146 telespectadores simultâneos, enquanto a mesma transmissão no Facebook ultrapassou os 8,7 mil acessos.

Ao invés de afugentar o eleitor sul-mato-grossense, a desistência de Capitão Contar despertou ainda mais interesse e fez Mato Grosso do Sul correr para ver o que estava acontecendo, fazendo os números superarem o confronto do primeiro turno.

No dia 19 de setembro, o primeiro Debate Midiamax em 2022 teve mais de 20 mil acessos simultâneos contando as transmissões ao vivo no YouTube (11,3 mil) e no Facebook (9,2 mil).

Confira a live do segundo Debate, tanto no Facebook, quanto no YouTube, e assista às declarações de Eduardo Riedel na busca pelo cargo de Governador de Mato Grosso do Sul nas eleições do dia 30 de outubro: