VÍDEO mostra microexplosão que deixou rastro de destruição em cidade de MS

Além de enxurradas, cidade teve casas destelhadas e queda de árvores

Temporal forte causou prejuízo em Maracaju (Foto: Reprodução/ Clima Ao Vivo)

Temporal forte causou prejuízo em Maracaju (Foto: Reprodução/ Clima Ao Vivo)

Um vídeo mostra uma possível microexplosão que causou um rastro de destruição em Maracaju, a 154 quilômetros de Campo Grande, na tarde de segunda-feira (17). As imagens são da câmera do ao Vivo, com a ClickNet Telecom.

Em minutos, é possível notar uma rápida formação de nuvens carregadas, e seguida, a tomba d"água, o fenômeno conhecido como microexplosão, que acontece quando uma corrente de ar em uma tempestade são intensificadas.

O fenômeno climático é uma carga de precipitação muito forte e severa. As microexplosões possuem três estágios: o contato, quando a corrente de ar toca o chão; o outburst, quando o vento se espalha violentamente, e a almofada, quando a piscina de ar frio forma uma camada que impede que o ar continue atingindo a superfície e a destruição cessa.

Estragos

A de Maracaju está nas ruas trabalhando e contabilizando o número de pessoas prejudicadas e estragos nas ruas. A chuva causou destelhamento, queda de árvores e enxurradas.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Maracaju, Vinicius de Andrade Oliveira, a tempestade chegou a ter rajadas de vento de 70 km/h, indicou as informações iniciais. "Estamos trabalhando junto com três secretarias municipais".