Lídio Lopes é eleito presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

Após consenso, deputado estadual por MS representou chapa única na 24º Conferência da Unale

Lídio com deputados da Unale após ser eleito presidente da entidade - (Foto: Leonardo França)

Lídio com deputados da Unale após ser eleito presidente da entidade - (Foto: Leonardo França)

O deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) foi eleito e empossado, na noite desta quinta-feira (25), presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). A escolha foi feita durante a 24ª conferência da Unale, que está sendo realizada em Campo Grande. Em verdade, a eleição do deputado sul-mato-grossense significou um grande consenso nacional, já que ele ficou à frente da única chapa que disputou a eleição.

"Sei da responsabilidade, e é com grande temor e responsabilidade que nos assumimos esse desafio, de poder levar o projeto da Unale para esse novo tempo. Sei da grandiosidade da Unale, da magnitude da Unale e da responsabilidade de honrar essa instituição assim como a Ivana e mais 25 parlamentares, que já passaram por esse parlamento, já honraram", disse Lídio após ser escolhido em breve votação da mesa-diretora.

O deputado, agora presidente da Unale, disse que sabe "do compromisso e responsabilidade, desafios e de grandes pautas levantadas para este momento. Estamos assumindo no período eleitoral, mas tenho certeza, que nos vamos fazer uma contribuição que ajude em cada parlamento brasileiro, de cada estado, de cada presidente, componente da Unale. Tenho certeza, que neste país, vamos apresentar nossas pautas, vamos fazer com que elas sejam pautadas na Câmara federal e que acima de tudo que avancemos com os parlamentos estaduais", finalizou.

Lídio vai substituir a deputada baiana Ivana Bastos (PSD). O mandato como presidente da Unale já é válido a partir da assinatura de sua posse, no caso, a partir de hoje.

[Colocar ALT]
Lidio discursando após ser eleito presidente da Unale (Foto: Leonardo França)

Biografia

Lídio é nascido em Iguatemi (MS), filho de João Francisco Lopes, mais conhecido como Seu Nenito, e de Lenira Amélia Nogueira Lopes, numa família de 11 irmãos, quatro homens e sete mulheres. Casado com a Advogada Adriane Barbosa Lopes, com quem tem dois filhos: Matheus e Bruno. É advogado, funcionário efetivo do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) desde 1994, membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões, exerceu a função de Presidente da Umadecamp (União de Mocidade das Assembleias de Deus em Campo Grande), e presidente da Umadems (União de Mocidade das Assembleias de Deus no Estado Mato Grosso do Sul).

Em 2006 concorreu a uma vaga de deputado estadual ficando como suplente. Em 2008 concorreu a uma das 21 vagas de vereador por Campo Grande, eleito com quase 7.000 votos. Na Câmara de Vereadores ocupou o cargo na Mesa Diretora como vice-presidente, foi o presidente da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município de Campo Grande e do Regimento Interno, além de membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final) e vice-presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito.

Em 2010 se candidatou novamente a deputado estadual, conquistando 18.308 votos, ficando como 1º suplente na coligação "A Força do Povo", formada por PP e PT. Como o petista Paulo Duarte foi eleito prefeito de Corumbá, Lídio assumiu a cadeira. Atualmente é presidente da CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos. Em 2018 foi reeleito em 1º lugar na sua coligação, como deputado estadual em Mato Grosso do Sul, pelo Patriota, com 27877 votos.

E no âmbito nacional Lídio ainda é presidente do Parlamento do Sul (Parlasul) que engloba as Assembleias Legislativas de MS, PR, SC e RS; 2º secretário-geral da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e integrante da Fenacria (Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente) e agora presidente da Unale.

Conferência

Com tema "Redesenhando os Caminhos do Parlamento", o evento ocorre até a sexta-feira (26). Durante a conferência, serão realizados painéis sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral e modernização dos processos legislativos.

Os credenciamentos foram iniciados na última terça-feira (23). A sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (25) foi suspensa, para que os deputados participem do evento.

Programação

Além da abertura oficial e eventos simultâneos realizados durante esta quarta-feira (24), a conferência conta com extensa programação nesta quinta e sexta-feira (26). Confira abaixo a programação completa, que também pode ser acessada no site oficial do evento.