Em carta aberta, Grêmio pede desculpas e promete "profunda reformulação" para voltar à elite

Em carta aberta, Grêmio pede desculpas e promete "profunda reformulação" para voltar à elite

A vitória sobre o campeão Atlético-MG, alcançada na noite desta quinta-feira, não foi suficiente para evitar o terceiro rebaixamento do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Após o jogo disputado em Porto Alegre, o time tricolor publicou carta aberta à torcida por meio de seu site oficial e prometeu medidas para voltar à elite.

"Nossa obrigação é pedir desculpas, reconhecer os erros e trabalhar com humildade e energia para corrigir os rumos e enfrentar os desafios que 2022 nos impõe. Temos plena consciência do que nos aguarda. Tenham certeza de que todas as medidas serão adotadas, sem exceção", diz o texto.

Com 43 pontos, três a menos que o Juventude, o Grêmio superou apenas Bahia (43), Sport (38) e Chapecoense (15) na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. No 17º lugar, o time gaúcho terminou com campanha de 12 vitórias, sete empates e 19 derrotas.

"Que ninguém ouse duvidar de nossa grandeza. Mas não será pela camisa pesada, pelas taças no armário ou pelo tamanho de nosso clube que retornaremos ao lugar que nossa história exige. O Grêmio voltará pelo trabalho sério — com os pés no chão e fazendo o que precisa ser feito —, por uma profunda reformulação e pela força desta nação que nunca deixa de apoiar", diz o texto.

Veja a carta aberta publicada pelo Grêmio na íntegra:

O momento é de dor para cada um dos mais de 10 milhões de gremistas espalhados pelo Rio Grande e pelo mundo. Dor e indignação — sentimentos mais do que legítimos e que precisam ser ouvidos e respeitados.

Nossa obrigação é pedir desculpas, reconhecer os erros e trabalhar com humildade e energia para corrigir os rumos e enfrentar os desafios que 2022 nos impõe. Temos plena consciência do que nos aguarda. Tenham certeza de que todas as medidas serão adotadas, sem exceção.

No mesmo peito em que hoje bate a dor deste momento, também bate a paixão e o amor que nos moveram em todos os 118 anos de nossa história — das grandes e consagradoras conquistas aos episódios de bravura e superação inacreditáveis.

Que ninguém ouse duvidar de nossa grandeza. Mas não será pela camisa pesada, pelas taças no armário ou pelo tamanho de nosso clube que retornaremos ao lugar que nossa história exige. O Grêmio voltará pelo trabalho sério — com os pés no chão e fazendo o que precisa ser feito —, por uma profunda reformulação e pela força desta nação que nunca deixa de apoiar.

Não há caminho fácil para o tricolor, nossa trajetória está aí para comprovar. Mas é justamente na dificuldade que mostramos o que é o Grêmio — nossa coragem, nossa raça, nossa irresignação, nossa essência.

E não será diferente agora. Mais do que nunca, precisamos lutar. Mais do que nunca, precisamos estar juntos. Mais do que nunca, precisamos de cada associado, de cada torcedor. Mais do que nunca, somos Grêmio.

O Grêmio venceu o Atlético-MG por 4 a 3 na última rodada do Brasileirão. Porém, com a vitória do Juventude sobre o Corinthians, o Tricolor Gaúcho teve a queda para a Série B confirmada.

Após a partida, o técnico Vagner Mancini disse que deseja continuar no comando do clube, lembrando de sua passagem vitoriosa com a equipe na época em que era jogador.

"É óbvio que eu fico. Quero ficar, quero fazer parte, não sou um cara de desistir das coisas. Faço parte de uma geração no Grêmio que foi vencedora da Libertadores, como atleta ainda, de Gauchão também. E por isso eu aceitei o desafio. Eu sabia que era difícil", afirmou o treinador.

Mancini também explicou que, em sua avaliação, a conquista de 50% dos pontos em sua gestão seriam suficiente para a manutenção da Série A e falou em "vários erros".

"Quando eu fiz uma conta lá atrás, a conta de acertar com o Grêmio, a conta era de 50% dos pontos, que eu achava que naquela oportunidade seria o suficiente. A gente chegou muito próximo disso, mas acabou não sendo suficiente", destacou.

"E nós não vamos aqui, obviamente, enumerar todos os erros, porque são vários, a partir do momento que você atinge isso. Mas o importante é dizer que nós estamos de pé, por mais difícil que seja. Por mais difícil que seja, a noite vai ser dura, mas o Grêmio tem que estar de pé, pelo tamanho que ele tem", ressaltou Mancini.

O Grêmio termina o Campeonato Brasileiro na 17ª colocação, com 43 pontos. Os gaúchos somaram 12 vitórias, sete empates e 19 derrotas na competição, e foram rebaixados junto com Bahia, Sport e Chapecoense.