Bioparque completa um ano revelando "estrelas", como sucuri e cascudo viola

O espaço é considerado o maior aquário de água doce do mundo, com 5 milhões de litros de água

Bioparque completa um ano revelando "estrelas", como sucuri e cascudo viola

A obra durou anos, mas depois de concluída parece que o tempo voou e hoje o Bioparque Pantanal completa 1 ano de portas abertas em Campo Grande. O maior aquário de água doce do mundo, localizado no Parque das Nações Indígenas, se consolidou como referência em turismo mundial com respeito à preservação do meio ambiente. O local está entre os 50 destinos de viagem mais extraordinários ao redor do mundo, conforme revelou a revista TIME.

Nas redes sociais, também revelou "estrelas", como os jacarés que nadam sob olhares curiosos das crianças e a sucuri batizada de "Gaby", em homenagem à cantora paraense, Gaby Amarantos.

A cobra, de 3 metros, veio do Pará, após resgate. Acostumada com a nova casa, duas vezes por semana sai de seu tanque no circuito de aquários para tomar banho de sol.



Cobra Gaby, durante um passeio pelo sol, na reserva do Bioparque. (Foto: Divulgação))

Foram 12 meses de muitos sucessos. Além da enorme fila à espera de conhecer o lugar, as conquistas provaram a importância ambiental do espaço.

Desde a criação, já foram 38 reproduções registradas. Duas "mamães" estavam, inclusive, ameaçadas de extinção, como a que deu à luz o cascudo viola, que teve o primeiro registro de reprodução no mundo. A arraia também teve três filhotes no dia 5 de janeiro deste ano.



Cascudo viola é uma das espécies que corria o risco de extinção. (Foto: Divulgação)

Agora a família vive no maior aquário público do Brasil e o maior laboratório de pesquisa da Ictiofauna Neotropical do mundo e com tecnologia que também surpreende, inclusive, nos detalhes. É o único aquário do País com controle de acessos e gerenciamento de sistemas automatizado.