Assistência Social, em parceria com o CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA e CRAS realizam ações de combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente em Glória de Dourados.

Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.

Fotos Adauto Dias / diasms

Fotos Adauto Dias / diasms

A violĂȘncia sexual é uma violação dos direitos sexuais, que pode ocorrer pelo abuso ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, seja pela força, persuasão ou ameaça ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais, as quais são impróprias para a sua idade cronológica ou para seu desenvolvimento fĂ­sico, psicológico e social.

A vĂ­tima de violĂȘncia sexual pode sentir-se assolado por emoções, pensamentos e sentimentos intensos, medo, culpa, entre outros. Mas, independentemente do que esteja a pensar ou a sentir, reforçamos que não estĂĄ sozinho.

Uma das ações realizadas no municĂ­pio neste mĂȘs do maio laranja, foi a participação da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social e Cidadania, em parceria com o CREAS – Centro de ReferĂȘncia Especializado de AssistĂȘncia Social, Conselho Tutelar, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e CRAS - Centro de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social, na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira 15, com palestra de conscientização de combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

A Lei Federal 9.970/2000 instituiu o dia de 18 de maio como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O Legislativo Municipal aprovou a Lei OrdinĂĄria Municipal n° 1.214 de 11 de maio de 2022, que instituiu o mĂȘs de maio como "Maio Laranja" integrando ao calendĂĄrio oficial do municĂ­pio de Glória de Dourados.

De acordo com esta lei, em seu art 2° "No mĂȘs de maio, serão realizadas pelo MunicĂ­pio, atividades para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente". Assim como esta sendo executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia social e Cidadania, em parcerias com o CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA e CRAS. Palestras nas escolas, concursos de desenhos e redações em toda a rede de ensino municipal, estadual e particular, através das redes sociais, entre outras. A violĂȘncia sexual deve ser denunciada aos órgãos de proteção é a forma mais eficaz de agir. Conselho Tutelar, CREAS, Disque 100 a ligação é gratuita e a denĂșncia é anônima, órgãos e agentes da AssistĂȘncia Social e da SaĂșde e Delegacia de PolĂ­cia.

Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes