Contra o Marco Temporal, indígenas iniciam protestos em Dourados

 MS_156 funcionou no sistema pare e siga nesta tarde e novo bloqueio está agendado para amanhã - Crédito: Fabiana Oliveira/Dourados News

MS_156 funcionou no sistema pare e siga nesta tarde e novo bloqueio está agendado para amanhã - Crédito: Fabiana Oliveira/Dourados News

Grupo de indígenas iniciou protesto na tarde desta terça-feira (6/6) na MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã. A manifestação é contra o novo Marco Temporal – que modifica a forma de demarcação de terras -, aprovado pela Câmara dos Deputados e que volta a pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (7/6).

Conforme apurado pelo Dourados News no local, o bloqueio ocorreu no sistema pare e siga e a rodovia é liberada para passagem de veículos em determinados períodos.

O protesto começou dos dois lados da via pouco depois das 13h30 e durou até às 16h15. Os indígenas se concentraram na rotatória de acesso às aldeias Bororó e Jaguapiru.

Além da movimentação desta terça, lideranças e moradores da Reserva de Dourados prometem novo ato amanhã pela manhã, porém, com fechamento total.

Apenas ambulâncias e carros de emergência serão autorizados a passar.

Com o projeto aprovado na Câmara no final de maio, o novo Marco Temporal continua sendo analisado pelo STF, que retoma amanhã os trabalhos de votação.

Essa tese limitará comunidades indígenas à reivindicarem terras que ocupavam até o ano de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, porém, o debate divide opiniões de diversos grupos.