Preparem os casacos: Frio deve voltar a MS com mínimas de 8ºC na semana que vem

Frente fria deve acabar com bloqueio atmosférico que atua sobre MS e trazer o frio e chuva de volta

Frio em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Frio em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Os sul-mato-grossenses já podem se preparar para enfrentar um frio que deve chegar a mínimas de 8ºC em MS na semana que vem e também elevar a umidade relativa do ar, que está baixa no Estado.

Segundo o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), Vinicius Sperling, a nova frente fria deve quebrar o bloqueio atmosférico que está impedindo as chuvas e temperaturas geladas no Estado.

A nova frente fria deve ser sentida na terça (11) e quarta-feira (12) da semana que vem. Conforme indicativo da previsão do tempo, Sete Quedas e Aral Moreira devem registrar mínimas de 8ºC e as máximas não passam de 19°C.

O frio deve ser mais intenso no sul do Estado e perde um pouco da força no centro e norte. Campo Grande, por exemplo, deve ter mínima de 12°C e máxima de 25°C. Já em Pedro Gomes, as temperaturas variam entre 17°C e 32°C durante a passagem da nova frente fria.

As cidades a oeste do Estado também vão sentir o frio com mais intensidade. Para Corumbá, a previsão é de 13°C e máxima de 24°C e para Porto Murtinho, de 11ºC e 20°C, respectivamente. Entretanto, conforme Sperling, essa nova frente fria deve ser apenas um aperitivo.

"Esse bloqueio atmosférico começa a perder força a partir de hoje e aparentemente se quebra esse bloqueio com essa frente dos dias 11 e 12, mas eu já vi modelos indicando para o dia 14 [sexta-feira] temperaturas menores já", revelou ao Jornal Midiamax.

Bloqueio mudou a cara do inverno

Uma frente fria passou pela região sul do Brasil, no início da semana, e uma massa de ar por trás deste fenômeno influenciou a queda das temperaturas mínimas em MS. Ele agora está sobre o oceano Atlântico, bem bem afastada.

Cidades de Mato Grosso do Sul amanheceram com temperaturas mínimas de 8°C a 10°C nesta quarta-feira (5), apesar do bloqueio atmosférico. Municípios da região sul tiveram madrugadas frias, como Amambai (8,5°C), Iguatemi (8,9°C). Outras regiões, como Maracaju (9,2°C), Paranaíba (9,6°C), Rio Brilhante (10°C) e Campo Grande (17,8°C), tiveram mínimas consideráveis.

Baixa umidade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de baixa umidade do ar, em índice crítico de 12 a 40%, principalmente em 15 cidades. A recomendação é ingerir bastante água e evitar esforço física em horas de sol mais alto, como das 9h às 17h.

Estão no aviso: , Aquidauana, Bandeirantes, , , Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.