Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Expedição da Rota de Integração Latino-Americana passa por Cordilheira dos Andes

Ainda pela manhã, os desbravadores iniciaram a subida e logo começaram a sentir os efeitos da altitude


Comboio da expedição durante passagem pela Cordilheira dos Andes (Foto: Paulo Cruz)

A 3ª Expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana) chegou hoje ao quarto dia com os desbravadores em San Salvador de Jujuy, na Argentina, rumo à subida da Cordilheira dos Andes. Visual classificado pelos viajantes como incrível e encantador, sendo considerado o ápice da rota levando em conta a parte turística do caminho. É uma grande cadeia montanhosa, considerada a maior do mundo em comprimento.



Além de lindo, o cenário é também um desafio, principalmente para os caminhões por conta das curvas fechadas. Os efeitos da altitude média de quatro mil metros começaram a ser sentidos e por isso o alerta de cuidado ao grupo de autoridades, empresários e jornalistas que seguem na expedição.


Passando pelo Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile, até a fronteira com o Peru, com cerca de 1.000 quilômetros de extensão, é considerado o mais alto do mundo e um dos lugares mais secos também. Os participantes farão uma parada ainda nesta segunda-feira (27) em São Pedro do Atacama, região de Antofagasta.



Grupo de desbravadores em monumento turístico na Cordilheira dos Andes (Foto: Paulo Cruz)

O comboio que integra a expedição passou por alguns "perrengues" neste domingo (26). Carros atolados, desvios de rota e paradas na aduana atrasaram o ritmo da viagem. Empresários e demais participantes da expedição passaram por Loma Plata, no coração do Chaco Paraguaio, rumo à Argentina. No entanto, o percurso entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, no Paraguai, foi marcado por alguns imprevistos. Segundo apuração da reportagem, o comboio teve que realizar um desvio que aumentou 80 km na viagem.

Rota e expedição - A Rota Bioceânica criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Oceano Pacífico, tendo início em Mato Grosso do Sul e desembocando em Porto Murtinho. Dali, o trajeto cruza o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois, o trecho atravessa o território argentino passando pelas cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique. A rota tem o trecho de 3.320 quilômetros no total.

Começo - Na sexta-feira (24), a 3ª Expedição da Rota Bioceânica ou Rila (Rota de Integração Latino-Americana) saiu de Campo Grande com cerca de 100 participantes e a volta prevista para o dia 5 de novembro. A meta da comitiva é atestar a viabilidade econômica do caminho indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!