Mato Grosso do Sul tem alerta de tempestade com risco de alagamento e vento forte

Previsão de chuva intensa deve amenizar temperaturas

Capital tem ruas totalmente alagadas por conta da chuva (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Capital tem ruas totalmente alagadas por conta da chuva (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Mato Grosso do Sul está em alerta de tempestade nesta terça-feira (19), com risco de alagamento e queda de granizo. A previsão indica chuvas intensas com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Conforme o (Instituto Nacional de Meteorologia), o aviso é válido de 12h às 23h59 desta terça-feira. O volume de chuva pode variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando de 40 a 60 km/h.

Estão no alerta: , Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, , Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, , Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.

chuva
Faixa onde temporal deve atingir (Inmet)

Queda nas temperaturas

Comparado aos últimos dias, o calorão deve reduzir de intensidade em todo o Estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informou que as instabilidades ocorrem devido à disponibilidade de umidade e aquecimento diurno. Ainda, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o somada à aproximação de uma frente fria oceânica favorece a formação de nuvens e chuva.

São esperados maiores volumes de chuva nas regiões centro-norte e oeste. Apesar do ameno, os termômetros devem alcançar 37°C na região pantaneira, bolsão e sudoeste.