Piloto de avião que deveria estar morando em Fátima do Sul é preso no Tocantins com 500kg de cocaína

O homem foi preso pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, 06, após fazer um pouso de emergência em uma fazenda localizada na zona rural de Rio Sono

Polícia Militar apreende cerca de 500 kg de cocaína em avião, após piloto fazer pouso forçado no interior do Tocantins - Foto: Divulgação / 3º BPM

Polícia Militar apreende cerca de 500 kg de cocaína em avião, após piloto fazer pouso forçado no interior do Tocantins - Foto: Divulgação / 3º BPM

Está identificado o piloto preso em Tocantins com quase meia tonelada de cocaína. Trata-se de Donizete Veríssimo Dias, 54 anos, que deveria estar morando em Fátima do Sul. Ele já foi instrutor de voo em um aeroclube em Dourados e conforme a Agência Tocantins, Donizete já tinha sido condenado pelo crime de tráfico de drogas pelo Juízo da 2ª Vara Federal de Araçatuba (SP), e após ter cumprido a pena no regime fechado, foi colocado em liberdade no mês de junho de 2023, porém na decisão assinada pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul, o piloto não poderia se ausentar do município sem a prévia autorização judicial.

Donizete também já cumpriu pena por crime contra a dignidade sexual feminina, praticado contra menor de 14 anos. O piloto foi preso pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, (6), após fazer um pouso de emergência em uma fazenda localizada na zona rural de Rio Sono, na região noroeste do Tocantins.

Ainda segundo apurou a reportagem, além do crime de tráfico, Donizete também já cumpriu pena por crime contra a dignidade sexual feminina, praticado contra menor de 14 anos. Crime tipificado no Artigo 218-B do Código Penal.
O homem foi preso pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, 06, após fazer um pouso de emergência em uma fazenda localizada na zona rural de Rio Sono, na região noroeste do Tocantins.

A aeronave modelo Cessna Aircraft 210L com prefixo PT-JZG está registrada em nome de uma pousada com sede no município de Apiacás, no Estado de Mato Grosso. Na Receita Federal o CNPJ da empresa está baixado.

No site da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, a aeronave está com Inspeção Anual de Manutenção (IAM) válida até abril deste ano.

Entenda o caso
Policiais militares do 3º BPM foram acionados via telefone funcional de que um avião havia caído em uma fazenda distante 40 km da área urbana de Rio Sono. A pessoa que pediu para não ter o nome divulgado informou aos militares do 3º BPM que avistou a aeronave caindo e ao ir ao local para prestar socorro às possíveis vítimas, encontrou um homem que se apresentou como o piloto com algumas escoriações pelo corpo.
E que em contato com o piloto, o mesmo teria lhe oferecido uma grande quantia em dinheiro para esconder a carga que estava na aeronave. Diante da oferta, o solicitante suspeitou que poderia se tratar de um carregamento de entorpecentes e acionou a Polícia Militar.
Segundo a PM, ao receber a informação, o comandante do 3º BPM enviou para as locais equipes das Divisões Especializadas e lograram êxito em apreender 420,9 kg de substância análoga à cocaína distribuída em 40 sacos de 10 kg cada.
Aos militares Donizete confessou que estava transportando drogas e que havia recebido a carga na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul e que a entregaria em uma fazenda localizada em uma cidade no Tocantins. Questionado sobre o nome da fazenda, o piloto informou que não sabia, porém, apenas estava com as coordenadas da pista onde entregaria a carga.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao piloto e em seguida foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal em Palmas, juntamente com o entorpecente.
Já na Superintendência da Polícia Federal, após ter sido interrogado pela autoridade policial de plantão, Donizete foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.