Tombos em casa iniciaram infecção em idosa que passou décadas com feto no corpo

Caso considerado raríssimo será estudado por equipe médica que deve produzir artigo científico

Feto mumificado estava no corpo da idosa há décadas (Foto: Reprodução)

Feto mumificado estava no corpo da idosa há décadas (Foto: Reprodução)

Três tombos dentro de casa desencadearam uma infecção na idosa de 81 anos que morreu após descobrir que passou décadas com um feto no corpo. O caso aconteceu no interior de Mato Grosso do Sul e ganhou repercussão nacional por ser considerado raríssimo.

Indígena e moradora de um assentamento em , cidade distante 376 km de Campo Grande, a idosa não tinha o hábito de realizar consultas ou exames médicos e chegou no Hospital Regional de Ponta Porã em estado gravíssimo após ter caído três vezes dentro de casa.

Durante tomografia computadorizada, foi diagnosticada a presença de feto calcificado – condição rara chamada de litopedia, consequência de uma gravidez ectópica quando o óvulo fertilizado é implantado fora do útero, que evolui para morte fetal e calcificação.

A partir da infecção constatada, equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) decidiu pela realização cirúrgica de emergência, com a finalidade de remover o feto e controlar o processo infeccioso. A cirurgia foi adotada como medida para tentar impedir o óbito da paciente, que não resistiu devido à situação em que se encontrava.

A família da idosa não sabe afirmar quanto tempo o feto ficou no útero da indígena, mas estima-se em torno de cinco décadas devido à idade dela. Em Ponta Porã, a idosa ficou internada na UTI do Hospital Regional, onde exames de imagens identificaram o quadro grave.

Ela deu entrada na quinta-feira (14) no hospital, foi operada na sexta-feira (15) para retirada do feto do útero e morreu no sábado (16). O Hospital elabora uma nota oficial sobre o assunto e afirma que, até o momento, prezou pelo sigilo do caso.

O caso raríssimo foi identificado pela equipe médica do Hospital Regional de Ponta Porã e deve ser tema de um artigo científico. De acordo com o hospital, a equipe médica se interessou em estudar o caso.