Com força-tarefa e apoio de alpinistas, obras sobre ponte do Rio Paraguai devem ser finalizadas em abril

Fase da obra está prevista para ser concluída até a segunda quinzena do próximo mês

Divulgação, assessoria

Divulgação, assessoria

Com força-tarefa e apoio de alpinistas, as obras sobre o Rio Paraguai na BR-262, que dá acesso a Corumbá, devem ser finalizadas em abril. Nesta quarta-feira (27), a equipe instalou QuikDeck, embaixo do pilar. A plataforma de apoio para andaimes vai possibilitar a colocação de uma nova trama e placas de aço e concretagem na via.

"Nós já demolimos a laje do pilar em toda a sua extensão. Estamos montando na parte inferior um deck que vai servir de apoio para escoramento de caixaria e também para reforço do aço que vai ser feito na parte inferior. Após isso, nós vamos reforçar o aço na parte superior e dar sequência na concretagem", completa.

Segundo ele, serão utilizadas 19 toneladas de concreto e um trabalho semelhante será feito nos pilares P24 e P27, porém sem a necessidade da QuickDeck.

A fase da obra está prevista para ser concluída até a segunda quinzena de abril. Até lá, a rodovia continua funcionando no sistema de "Pare e Siga". Enquanto isso, foram executados 20% do total da obra.

A ponte foi inaugurada em maio de 2001 e possui 1.890 metros de comprimento. Com o novo reforço estrutural de aço, vai suportar cerca de 70 toneladas por metro quadrado. Em média, por dia, 150 veículos leves e 300 caminhões atravessam a ponte.

Ainda em fevereiro, foi instalada uma placa de aço pesando 17 toneladas, que auxilia na correção das patologias encontradas nas lajes da ponte. O dispositivo permitiu o tráfego de veículos enquanto eram retirados os materiais deteriorados.