Vai dar para ver? Dia Mundial da Astronomia se alinha aos astros no dia do eclipse solar total

Data é comemorada em 8 abril e, no mesmo dia, o Hemisfério Norte poderá acompanhar um eclipse solar total

Eclipse solar de outubro de 2023 (Allice Rodrigues, Midiamax)

O hábito de olhar para o céu, buscando nele respostas para suas inquietudes, é milenar. É beleza, mas também é astrofísica, e já trouxe muitas respostas à humanidade: das fases da lua, dos movimentos dos planetas, a forma das constelações. Tudo isso é fonte não apenas de encanto, mas de muitos estudos que explicam nossa própria existência.

A esse estudo dos corpos celestes (planetas, estrelas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas e galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera terrestre, deu-se o nome de astronomia. Esta ciência natural é celebrada com um dia comemorativo neste 8 de abril.

Para marcar essa data, o Jornal Midiamax falou com a Coordenadora Geral da Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande e Docente do Instituto de Física da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Isabela Porto Cavalcante.

A professora explicou que um dos projetos da Casa da Ciência é o Clube de Astronomia Carl Sagan, este coordenado pelo professor Hamilton Correa, que é a principal organização de estudos acadêmicos astronômicos de Mato Grosso do Sul.

Ela explica que os melhores locais para observação astronômica são locais pouco ou nada iluminados. "Lugares afastados são os mais adequados, pois possuem menor iluminação, mas mesmo de Campo Grande, a gente consegue observar bem a Lua, os planetas mais próximos, nebulosas e outras", disse.

Atividades do Clube

Além das atividades do clube, que são abertas à participação de todas as pessoas, a UFMS registra diversos trabalhos de conclusão de curso que tratam do tema, dissertações de mestrado e artigos publicados em revistas científicas.

"Mas, a atividade principal é o atendimento às escolas e eventualmente eventos públicos em praças, tivemos observação do eclipse no ano passado no Museu Dom Bosco, que foi bem interessante e com grande público", destacou a coordenadora.

Nas escolas, o clube realiza dinâmicas que mostram, por exemplo, o tamanho relativo dos planetas, do tamanho da órbita da Lua e o tamanho dela em relação à Terra.

"Fazemos também grupos de estudos e realizamos várias edições do Cine Cosmos, onde a gente assistia a um filme e debatia sobre ele, finalizando com uma observação do céu com telescópio", conta.

O Clube de Astronomia

Foi fundado em setembro de 2017 por alunos do curso de Física da UFMS. Sua missão era de popularizar a astronomia, de forma a sensibilizar o público para a perspectiva da ciência e dar novos significados ao conhecimento.

Foi batizado como "Clube de Astronomia Carl Sagan", em homenagem ao astrônomo e biólogo Carl Edward Sagan (1934-1996), considerado um dos maiores divulgadores de Ciência e Astronomia do século XX e autor de importantes obras ligadas ao campo da divulgação científica.

A atuação do clube se dá por meio da promoção de observações do céu abertas e gratuitas na universidade e em escolas públicas, cursos básicos de astronomia, grupos de estudo, palestras e bate-papos sobre o tema. No campus da UFMS, são realizadas atividades abertas no espaço da Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande e ao longo da Cidade Universitária.

A participação é gratuita e aberta para a comunidade em geral e independe de faixa etária ou formação escolar.