Atlético precisa de apenas dezesseis pontos para ser campeão brasileiro

Faltando 33 pontos em disputa, Atlético precisa conquistar metade do que vai disputar para alcançar pontuação jamais alcançada por um vice-campeão

Atlético precisa de apenas dezesseis pontos para ser campeão brasileiro

O Atlético precisa alcançar 75 pontos, para ter pontuação jamais feita por um vice-campeão em Brasileiros de pontos corridos com vinte clubes. O melhor vice-campeão foi o Santos de 2019, com 74 pontos. Hoje, o Galo tem 59, ou seja, precisa somar mais dezesseis e disputará 33 nas próximas onze partidas. Com metade dos pontos a disputar, o Atlético pode fechar a campanha com o título que espera há 50 anos.

Não se trata de estatística, mas de história. Até 2019, nenhum vice tinha somado 73 pontos. O Santos somou 74, assim como o terceiro colocado daquele ano, o Palmeiras. Então, o vice pode somar 76. A história indica que não.

Deste ponto de vista, se o Galo ganhar os próximos cinco jogos, poderá ser campeão brasileiro em Curitiba, contra o Athletico Paranaense, no dia 17 de novembro. Ou quatro dias depois, no Minerão, contra o Juventude. Uma rodada antes de jogar contra o Palmeiras, em São Paulo.

Para isso, precisará vencer o Flamengo no Maracanã, no próximo sábado.