Com a palestra do preparador físico e especialista em saúde Marcio Atalla, foi lançada na noite desta quarta-feira (28) em Campo Grande, a 2ª edição da Corrida dos Poderes. Para um auditório lotado, ele falou sobre os quatro pilares da longevidade: exercício, alimentação, mente e sono. Usou como exemplo a própria mãe.
"Eu sempre dizia para ela fazer atividade física. Em 2014 fomos ao Estados Unidos ver meus irmãos que moram lá. Começamos a fazer passeios e ela não conseguia acompanhar. Estava chegando o natal e ela me pediu um relógio que conta passos. Quando chegou ao Brasil, ela falou que tinha dado 3.500 passos. Eu falei para tentar 7.500. Um ou dois meses depois ela chegou a 8 mil", conta.
Diante da mudança de hábito da mãe, que começou a fazer hidroginástica, Marcio perguntou o motivo. Ouviu a seguinte resposta: "Vi que não conseguiria andar com meus netos". Um exemplo de alguém que "encontrou um significado para a prática de exercícios", segundo o palestrante.
Durante a interação com a plateia, o especialista em saúde falou também sobre "o meio ambiente jogar contra", já que estamos rodeados de estímulos, por isso a necessidade cada vez maior de movimentar o corpo buscando qualidade de vida. "A gente consome muito mais informação que a capacidade do cérebro tem de reter", alerta.
A palestra foi acompanhada de perto por representantes dos poderes de Mato Grosso do Sul. Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas são parceiros no evento.
Consideradas madrinhas da Corrida dos Poderes, as primeiras-damas do Executivo e do Legislativo, Mônica Riedel e Katia Claro, agradeceram a participação dos servidores.
Novidades
O evento será realizado no dia 26 de outubro no Parque dos Poderes, em comemoração antecipada ao Dia do Servidor (28/10) e a edição tem uma quantidade maior de vagas. "Este ano nós inovamos, a gente vai abrir 3.500 vagas com muitas novidades, inclusive 200 vagas para a 'corrida kids' e é justamente para que a gente não perca a ideia de que os pais ou aqueles que venham para a corrida também deem este pontapé inicial na atividade física", destacou Katia Claro.
"Tem também 500 vagas para o público em geral. A gente acredita ser muito legal fazer a aproximação entre poderes e a população em geral", disse Mônica Riedel. Ela ainda complementou: "A gente espera que esta segunda corrida seja ainda melhor que a primeira e a gente consiga motivar mais gente a ter uma vida saudável, que mude a própria realidade e também da família inteira".
Entre as novidades também estão os "treinões", criados para motivar os servidores que estão no interior do Estado. Um deles será em Dourados no dia 1º de setembro e o outro em Três Lagoas no dia 15 de setembro, a partir das 7 horas da manhã.
"Eu estou treinando para daqui 2 meses fazer os 5 quilômetros no tempo bom. Tenho certeza que o envolvimento da sociedade quando vem a criança, vem o pai, vem a mãe, vem a família, é um recado que a gente dá importância de começar isso muito cedo. É saúde", disse Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa.
O secretário de Administração Frederico Felini representou o governador Eduardo Riedel no evento e lembrou que é uma premissa da atual gestão investir cada vez mais em eventos esportivos. "Quando o governo vem com a prioridade de ser verde, inclusivo, próspero e digital, com certeza traz essa prática saudável de esporte. Eu acredito muito que a caminhada, a corrida, a maratona são os esportes mais democráticos que existem. A gente precisa ter um tênis e um espaço e graças a Deus aqui a gente tem um dos mais belos espaços do país que é o Parque das Nações Indígenas e o Parque dos Poderes", destacou.
É justamente neste cenário que a delegada de polícia Eliane Benicasa pratica as corridas, inclusive aos fins de semana, com o marido. "É um dos motivos que me tira o estresse e traz uma boa forma porque para encarar o dia a dia a gente tem que estar super bem com a nossa saúde mental e também física, então é de extrema importância a gente prestigiar eventos dessa natureza. Sempre que tiver com certeza vou participar", conta ela, pronta para se inscrever na Corrida dos Poderes.
Cada instituição tem suas estratégias para estimular os servidores a praticar exercícios. O presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Martins, lembra que os servidores do judiciário passam muitas horas sentados em frente ao computador. "Se eles não tiverem ginástica laboral e não tiverem a oportunidade pelo menos treinar semanalmente com uma equipe disponibilizada pelo Tribunal no preparo para eventos como esse, eles evidentemente poderão vir a ter problemas de saúde. E isso não é o que nós desejamos", ressaltou.
Inscrições
As inscrições para a 2ª Corrida dos Poderes são de graça e podem ser feitas pelo site corridadospoderes.ms.gov.br . Além dos servidores de Mato Grosso do Sul, população em geral também poderá participar. O primeiro lote será aberto nesta quinta-feira (29) a partir das 8 horas da manhã. O segundo lote será aberto em 16 de setembro no mesmo horário.
Marcada para o dia 26 de outubro, a 2ª Corrida dos Poderes terá as crianças na primeira largada, a partir de 16 horas. Em seguida virá a categoria pernas solidárias, depois será a vez de quem vai correr os percursos de 5 e 10 quilômetros. Tem ainda a caminhada de 3 quilômetros. A premiação geral aos vencedores está marcada para 18h10. Chicão Castro e banda fazem o show de encerramento às 19h.
"Ela é muito democrática e totalmente gratuita. Envolve as crianças a partir de 3 anos de idade. Este ano temos grandes novidades. Nós vamos separar a premiação por categoria na quinta-feira seguinte ao evento que é para as pessoas terem a premiação geral de forma bem rápida, possam curtir o show", disse Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e sonoras do evento.
Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Mín. 23° Máx. 36°