Na quinta-feira (26), às 19h30, a ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras ) receberá o acadêmico Ricardo Cavaliere, membro da ABÇL (Academia Brasileira de Letras), para a palestra intitulada "As Línguas do Brasil". Cavaliere abordará o conceito de língua nacional e língua oficial, traçando um panorama do cenário linguístico brasileiro, onde coexistem o português, as línguas indígenas e as línguas de imigrantes.
A apresentação faz parte do projeto "ABL na ASL: Palestras Imortais", uma parceria entre a ASL e o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
As atividades do Chá Acadêmico têm como objetivo a difusão e valorização da educação e da leitura no Estado. O evento, que ocorre no auditório da ASL, é gratuito e aberto ao público. A programação inclui também apresentações culturais. Neste mês, haverá a participação do projeto “Música Erudita e suas Fronteiras”, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e da Confraria Sociartista, com a exposição “Arte na Academia”.
Ricardo Cavaliere
Ricardo Cavaliere ocupa a cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL). É graduado e licenciado em Letras (Português/Inglês) e em Direito, ambos pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui mestrado e doutorado em Língua Portuguesa/Letras Vernáculas pela mesma instituição. Especialista em descrição do português e historiografia dos estudos linguísticos, Cavaliere atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF (Universidade Federal Fluminense) e é membro da Academia Brasileira de Filologia. Além disso, é conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português.
Entre suas principais obras estão "Fonologia e Morfologia na Gramática Científica Brasileira" e "Pontos Essenciais em Fonética e Fonologia". Cavaliere é autor de mais de uma centena de trabalhos acadêmicos, como "Palavras Denotativas e Termos Afins: uma Visão Argumentativa" e "A Gramática no Brasil: Ideias, Percursos e Parâmetros". Ele foi agraciado com prêmios como a Medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores.
Exposição "Do Retrato ao Abstrato"
Dentro do projeto "Arte na Academia", a Confraria Sociartista traz ao público a exposição "Do Retrato ao Abstrato", com obras das artistas visuais Sônia Maria de Medeiros Possi e Lizete Medeiros de Souza.
Sônia Maria é graduada em Nutrição, mas sua paixão pelas artes visuais a levou a iniciar sua trajetória artística em 2016. A partir do desenho de mandalas, expandiu suas técnicas para incluir grafite, lápis de cor e tinta a óleo, dedicando-se atualmente à criação de retratos.
Lizete Medeiros, radicada em Campo Grande desde 1985, se destaca por suas pinturas abstratas sobre tela. Natural do Nordeste, desde a infância se dedica às artes visuais, além de trabalhar com modelismo de roupas.
Música erudita e instrumental
A programação cultural do evento contará com a participação da violonista Vitória Macedo Ribeiro da Silva, dentro do projeto "Música Erudita e suas Fronteiras", promovido em parceria com a UFMS. Vitória é professora de violão e licencianda em Música pela UFMS, onde participa do projeto de extensão Madrigal. Ela interpretará três peças do compositor argentino Máximo Diego Pujol: "Milonga", "Murga" e "Tango".
Além disso, haverá uma apresentação instrumental com a dupla sul-mato-grossense Júlio Borba e Renan Nonnato. Especialistas em música de fronteira, a dupla explora gêneros como chamamé e polca paraguaia, promovendo uma fusão entre a cultura caipira e sonoridades sul-americanas. Júlio Borba é doutor e mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal do Paraná, enquanto Renan Nonnato, natural de Dourados, já trabalhou com renomados artistas como Almir Sater, Gabriel Sater e Renato Teixeira.
Serviço
Chá Acadêmico - ABL na ASL: Palestras Imortais
Palestra: Ricardo Cavaliere - "As Línguas do Brasil"
Data: 26 de setembro de 2024, às 19h30
Local: Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, 4653, Campo Grande - MS
Entrada: gratuita
Traje: Esporte
Programação cultural: "Música Erudita e suas Fronteiras" (UFMS) e "Arte na Academia" (Confraria Sociartista).
Karina Lima, Comunicação Setesc
*Com informações da ASL
Fotos: divulgação
Mín. 23° Máx. 36°