Governo municipalista entrega Motoniveladora, Caminhão caçamba e Van para Glória de Dourados

Glória de Dourados foi contemplado com uma motoniveladora, um caminhão caçamba e uma van para atendimentos na saúde do município

Governador entrega as chaves do veiculos

Governador entrega as chaves do veiculos

Na manhã desta segunda-feira (20) foi a vez do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, entregar 26 caminhões-caçamba e 19 motoniveladoras a 40 municípios do Estado. A solenidade foi realizada no estacionamento do Buffet Yoted, em Campo Grande, e contou com a presença de inúmeros prefeitos das cidades contempladas.

Glória de Dourados foi contemplado com uma motoniveladora, um caminhão caçamba e uma van para atendimentos na saúde do município, a motoniveladora e a caçamba fazem parte do programa Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), da Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura familiar) com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Eles serão usados para manutenção e adequação de estradas vicinais, assim como na conservação do solo.

Já a Van com capacidade para 19 passageiros, vem da secretaria de estado de saúde, para auxiliar no transporte de pacientes do município para tratamentos em especialidades médicas. Também foi contemplado com um aparelho Monitor Multiparametro.

No ato da entrega dos veículos e máquina para o município, estavam presentes o Prefeito Aristeu Pereira Nantes, primeira-dama Irene Alencar, vice-prefeito Amadeu de Moura, vereadores Antônio Carlos da Silva Vieira (Tonhão), Júlio Cleverton do Santos (Buguelo), Caio Gracia Souza, Reginaldo Costa Borges, Lucineia Marinho de Oliveira Nogueira (Neia) e Carmo Felismino da Silva (Sacolão), além da secretária municipal de saúde Janete Kochinski.

De acordo com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, são R$ 240 milhões que serão investidos na ação que visa entregar até 3,8 mil máquinas. "Temos uma previsão que todos os 79 municípios vão receber, são motoniveladoras, caminhões, pás-carregadeiras e outros. Então, conforme as indústrias vão entregando é feito o repasse. Temos ainda mais uma entrega até o final deste mês. O importante é que todos municípios serão contemplados.

O secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, destacou a importância do PROSOLO, que ajuda a viabilizar os recursos para aquisição dos equipamentos. "O governo estabeleceu esse programa do PROSOLO, que é um programa de solo e água. Uma boa parte foi utilizada para obras de carreamento de resíduos dos rios, das estradas. Então nós definimos ainda dentro do PROSOLO que o Governo faria a aquisição de equipamentos com recursos do Ministério da Agricultura e com verba do Governo do Estado. É um programa de mais de R$ 200 milhões, sendo 50% do valor pago pelo Estado de Mato Grosso do Sul e 50% através do Ministério da Agricultura", afirmou.

Governo Municipalista

Esta gestão municipalista do Governo do Estado em promover apoio irrestrito às administrações municipais foi amplamente elogiada pelos prefeitos presentes ao evento. Seja em obras, maquinário, infraestrutura, o Governo tem sido parceiro forte na melhoria de vida das populações.

Para o prefeito de Glória de Dourados Aristeu Nantes, este apoio é imprescindível para alavancar o progresso, e muitas vezes o município não tem como comprar o equipamento. "Estamos muito satisfeitos com este apoio do Governo. O nosso município é considerado pequeno e a gente precisa de mão estendida, o nosso Governo do Estado tem o municipalismo na veia, e tem nos ajudado desde nossa primeira gestão à frente da administração municipal. Por isso, nosso muito obrigado ao Governador Reinaldo Azambuja". Concluiu Aristeu.

Na solenidade ainda foram entregues vans para transporte de pacientes, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), vinculado a SES (Secretaria Estadual de Saúde), ampliando assim para 94 o número de veículos entregues à saúde desde 2019.

Também participaram da solenidade os secretários de Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, de Saúde, Flávio Brito, o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Corrêa, o presidente da Agraer, André Nogueira, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.