Daniel Alves passa por exames em Barcelona e será apresentado no Camp Nou na quarta

Lateral visita clínica na Catalunha e é cercado pela imprensa, mandando recado: "Eu sempre surpreendo". Clube marca evento aberto ao público para celebrar volta do brasileiro, que treinará já nesta segunda

Daniel Alves retornará ao Barcelona após quase seis anos ?- Foto: Getty Images

Daniel Alves retornará ao Barcelona após quase seis anos ?- Foto: Getty Images

Daniel Alves está pronto para recomeçar sua trajetória como jogador do Barcelona. Depois de acertar seu retorno ao clube catalão na semana passada, o lateral passou por exames médicos na manhã desta segunda-feira, em uma clínica na cidade espanhola, e deve realizar seu primeiro treinamento sob o comando do ex-companheiro Xavi ainda nas próximas horas.

Ao chegar à clínica onde passou por exames, o jogador de 38 anos foi cercado por jornalistas e mandou um recado em tom bem-humorado. De acordo com os relatos dos diários esportivos catalães, o brasileiro disse: "Sentiram minha falta, hein? Eu sempre surpreendo".

Apesar de só poder ser inscrito nas competições a partir de janeiro, quando a janela de transferências na Europa volta a ser aberta, Daniel Alves será apresentado já nesta semana pelo clube. O Barça anunciou que fará um evento oficial aberto ao público no Camp Nou, na próxima quarta-feira. Os fãs poderão celebrar a volta de um jogador marcante na história do clube, que se despediu em 2016.

Após passar por Juventus e PSG, Daniel Alves rumou em 2019 ao São Paulo, onde permaneceu por três temporadas, até setembro deste ano - quando assinou rescisão de seu contrato com o clube brasileiro em meio a uma dívida milionária. Ele chegou a negociar com outras equipes, como Fluminense e Athletico-PR, antes de anunciar que não jogaria mais até o fim do ano.

Na semana passada, o Barça surpreendeu ao anunciar o retorno de Daniel Alves - que foi endossado por Xavi, ex-companheiro do lateral brasileiro no elenco que fez história entre 2009 e 2015 empilhando títulos. Ele ogou entre 2008 e 2016 no Barcelona, por oito temporadas. Foram 391 partidas com a camisa do clube, 23 gols marcados, 77 assistências e 23 títulos, entre eles três edições da Liga dos Campeões e seis taças do Campeonato Espanhol. Ele é o segundo estrangeiro com mais partidas pelo Barça, atrás apenas de Lionel Messi.

Daniel Alves estava livre no mercado e chega ao Barcelona sem custos. Diante da crise financeira vivida pelo time catalão, o brasileiro deve ter um salário abaixo dos seus últimos contratos. O valor do limite salarial imposto pela LaLiga atualmente para o Barcelona é de pouco mais de 97 milhões de euros, menos de um terço do que era na temporada passada. A contratação do brasileiro só foi possível após aprovação da liga espanhola.