Possibilidade de chuva, ventos de até 90 km/h e granizo deixam MS em alerta nesta semana

Tempos instável se deve a um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai

(Foto: Henrique Arakaki)

(Foto: Henrique Arakaki)

A semana marcada pelo feriado de Proclamação da República deve ser de tempo instável com probabilidade de pancadas de chuvas, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de ventos, entre esta segunda-feira (15) e quinta-feira (18), em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), as rajadas de ventos podem atingir de 35 km/h a 90 km/h, com eventual queda de granizo por conta do deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai, aliado ao transporte de umidade em baixos níveis.

"Além disso, as passagens de perturbações atmosféricas cavadas que são áreas alongadas de baixa pressão, aliado ao aquecimento diurno e ao avanço de uma frente fria favorecerão o tempo instável nesses dias", explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Rodriguez.

O destaque se dá para as regiões pantaneira, centro-norte e sudoeste, onde são previstos os maiores acumulados de chuvas entre segunda e quarta-feira. No restante das regiões não está descartada a possibilidade de pancadas de chuvas com tempestades isoladas.

Na quarta e quinta-feira, o tempo segue instável, com probabilidade de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo, principalmente nas regiões pantaneira, sudoeste, centro-norte e nordeste. Pode ocorrer pancadas de chuvas e tempestades isoladas também no restante das regiões.

Temperatura

Em Campo Grande, os termômetros devem registrar máxima de 30ºC e mínima de 22ºC. Na região pantaneira, a máxima deve ser de 31ºC e a mínima de 24ºC. Já na região leste, a máxima pode alcançar os 34ºC e a mínima, 24ºC. A região sudeste deve ter máxima de 33ºC e mínima de 21ºC.