Projeto Memórias, Preservação da História de Glória de Dourados emocionou o público em sua 1ª apresentação.

desde sua colonização em que muitos fatos marcaram o surgimento e colonização da Vila Glória

Prefeito Aristeu Nantes e Primeira-dama Irene alencar - Fotos Adauto Dias

Prefeito Aristeu Nantes e Primeira-dama Irene alencar - Fotos Adauto Dias

Idealizado pela primeira-dama Irene Alencar, a Prefeitura de Glória de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, comandada pela secretária Guiomar Barbosa Nascimento Rocha, gerencia de Cultura, sob responsabilidade da gerente Conceição Amaral Labossier, apresentou pela primeira vez o Projeto, Memórias, Meio de Preservação da História e Cultura Social de Glória de Dourados.

Objetivando valorizar os pioneiros que, com muito esforço, desbravaram esse município a machado e foice. Não podendo deixar de mencionar que apesar de toda dificuldade encontrada, não desistiram do sonho de ver seu município próspero e amado por todos que viveram, vivem e não deixaram essa terra. Assim, foi narrada um pouco da história do município, desde sua colonização em que muitos fatos marcaram o surgimento e colonização da Vila Glória.

Após a criação do município de Glória de Dourados, onde vivem esses pioneiros que contam as experiências guardadas em sua memória, viraram historiadores que prontamente ficaram em frente às câmeras e buscaram as lembranças do passado, muitos contam como se estivessem vivendo tudo isso hoje, pela facilidade da memorização.

O documentário foi feito com gravações por tema, em que o historiador teve toda liberdade de expressão, contou o que viveu na época da sua história, sendo registrado através de imagem e áudio pela equipe de produção e direção do projeto.

Os historiadores foram apresentados para acompanhar sua participação neste documentário, que inicia o resgate da história da colonização e acontecimentos de Glória de Dourados. Antonio dos Santos Amaral, Antonio Otávio Correia, Florisvaldo Fernandes e Antônia Bernardes, Durvalina conhecida como Nega Valina, Irineu Bezerra, Erasmo Sousa e Joana Luis, José Pereira Alcântara, José Roberto dos Santos, José Josino de Souza Junior, -Natalino Coutinho popular seu Natal e seu neto João Vitor, Nelson Correia Mendes, Odete Polesel, Oseias Schiavi, Silas Shiavi, Reni Vaz, Saturnino.

O projeto será exibido para toda a população, através de apresentações culturais em diversos locais, como escolas e praças públicas, será também exposto no canal do youtube para facilitar o acesso à todos interessados em conferir este documentário gloriadouradense, produzido pelo jornalista Adauto Dias, com edição de áudio e vídeo de Reginaldo Ferreira e direção geral de Adauto Dias.

O evento de apresentação do projeto Memórias teve como participação cultural, duas apresentações do projeto Dança e Vida comandado pelo Coreógrafo Flávio Calixto, seguida foi a vez do coral do Conviver, tendo à frente o músico João Paulo Farias, momento em que interpretaram uma linda canção do Rei Roberto Carlos, gravada na época da Jovem guarda. Na sequência foi a vez do prefeito Aristeu Pereira Nantes com a primeira-dama Irene Alencar homenagear a jovem Jaqueline Emanuelle Coutinho Siebra, pelas conquistas em participações em diversos projetos de nível estadual, nacional e internacional que renderam medalhas, títulos de congratulações, elevando o nome de Glória de Dourados.

O chefe do poder executivo municipal Aristeu Nantes agradeceu o empenho de todos envolvidos no projeto Memórias, bem como nas apresentações desta noite, parabenizou em especial todos os historiadores pela recordação de tantas informações importes para a cultura do nosso povo.