Objetos que possam interferir nas operações serão retirados das proximidades do Aeroporto

 Agetran cai realizar o levantamento topográfico para iniciar as notificações para retiradas de objetos - Crédito: Arquivo/Aviação Regional de Dourados

Agetran cai realizar o levantamento topográfico para iniciar as notificações para retiradas de objetos - Crédito: Arquivo/Aviação Regional de Dourados

Decreto datado de 16 de março e publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município na tarde desta quinta-feira (23/3), estabelece restrições a objetos projetados próximo ao espaço aéreo do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados.

O local se encontra há quase dois anos fechado em decorrência das obras de melhorias na pista de pousos e decolagens.

De acordo com o documento, a medida tem objetivo de impedir interferência desses equipamentos na segurança ou regularidade das operações aéreas. A expectativa é que o aeroporto retorne a receber voos comerciais no segundo semestre deste ano.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) será a responsável pelo levantamento topográfico da área para a implantação da zona de proteção no entorno da área ocupada pelo Francisco de Matos Pereira.

Os objetos que podem causar esses tipos de interferência vão desde antenas, postes e caixas d"água, até árvores, cercas e outras edificações, ficando sujeitos a restrições e imposições aos donos dessas áreas.

De acordo com a administração municipal, os proprietários dos locais onde existam esses itens "serão notificados pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito - Agetran, com identificação do obstáculo a ser retirado", diz trecho da norma.

No caso da necessidade de supressão de árvores, as ações ficarão a cargo da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos). Já quando se tratar da retirada ou sinalização de postes, antenas, edificações e caixas d"água, as medidas serão tomadas pela Agência de Trânsito, sem ônus aos proprietários.

O aeroporto de Dourados está fechado desde maio de 2021. Na época, a Gol e a Azul Linhas Aéreas operavam no local com voos diários para os aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) e Viracopos, em Campinas (SP).

Desde então os passageiros da região que pretendem percorrer esses e outros trechos de avião, precisam se deslocar até Ponta Porã ou Campo Grande.

Conforme postagem feita ontem (22/3) pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) do Exército Brasileiro, responsável pelas melhorias na pista, os trabalhos de execução do asfalto retornaram na terça-feira (21/3), após mais de um mês parado por conta das chuvas constantes que atingiram o município.

No dia, segundo detalhado pelo Batalhão, foram lançadas mais de 300 toneladas de CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente) na Turn Pad, ou seja, na área de giro das aeronaves.