Habilitado pelo CNH MS Social, José agora sonha com carro adaptado para ter liberdade completa

Habilitado pelo CNH MS Social, José agora sonha com carro adaptado para ter liberdade completa

Em poucos dias, José Alonso dos Santos esteve duas vezes na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) onde vivenciou emoções diferentes. No dia do exame prático de direção veicular, suas mãos ainda tremiam, mesmo depois da aprovação. Nesta sexta-feira (1°) os olhos brilhavam de emoção por receber a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e falar dos novos planos.

"Para mim, é autonomia, agora eu conquistei minha autonomia. Se Deus me permitir agora vou atrás do carro para ter a liberdade completa. Uma alegria imensa", declarou. Aposentado, José Alonso, de 52 anos, é a 8° pessoa com deficiência habilitada pelo Programa CNH MS Social, do Governo do Estado, executado pelo Detran-MS.

Morador do Aero Rancho, José Alonso é bastante proativo, pois está sempre em movimento. Ala/armador de uma equipe de basquete de Sidrolândia, ele também gosta de dançar e no dia a dia vende balas no centro para complementar a renda. "A maioria dos colegas tem habilitação, só eu que ficava dependendo de ônibus e às vezes de carona".

Programa CNH MS Social

O CNH MS Social beneficia pessoas com vulnerabilidade social com acesso gratuito à primeira habilitação, nas categorias A, B e AB em todo Mato Grosso do Sul. Lançado em 2022, o programa já entregou 439 CNHs, sendo 8 para candidatos PCD.

Todo o processo de habilitação, incluindo gastos com a autoescola (aulas teóricas e práticas) e até o recolhimento das taxas do órgão de trânsito são custeadas pelo Governo do Estado. "A vida toda eu andei de ônibus, nunca tive a intenção de dirigir um carro. Minha sobrinha que me falou sobre o programa do Detran e eu me inscrevi, mas não tinha muitas esperanças. Quando fui chamado, botei na minha cabeça que ia passar e tirar minha CNH e agora consegui. Agora, eu já penso em comprar um carro", contou José Alonso.

Isenção de ICMS para PCD

No último dia 19 de fevereiro, o Governo de Mato Grosso do Sul ampliou de R$ 100 mil para R$ 120 mil o valor-limite de isenção parcial do ICMS para a compra de automóvel novo a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down e autista. Segundo a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, a medida amplia o leque de possibilidades de aquisição de modelos de veículos dando mais condições para as pessoas com deficiência fazerem as adaptações necessárias.

Mireli Obando e Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Detran-MS