Governo de MS apresenta produção agrícola, industrial e ecoturismo à representante da Índia

Governo de MS apresenta produção agrícola, industrial e ecoturismo à representante da Índia

A produção agrícola, industrial e o ecoturismo de Mato Grosso do Sul foi apresentada para a representante da Índia no Brasil, a cônsul-geral do país asiático em São Paulo, Manisha Swami.

Com interesse comercial da Índia no Estado, a cônsul-geral foi recebida na tarde desta segunda-feira (25) pelo governador Eduardo Riedel e pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

"É minha primeira visita a Mato Grosso do Sul e fui recebida para uma conversa inicial sobre investimentos diversos, ecoturismo e intercambio turístico entre Brasil e Índia. E vamos continuar conversando sobre oportunidades e colaborações mútuas como exportações de laticínios, etanol, milho. A Índia faz parte de uma aliança global com diferentes interesses no Brasil", afirmou a cônsul-geral Manisha Swami.

Na recepção, o governador falou sobre os diferentes investimentos em andamento e já consolidados em Mato Grosso do Sul. "Somos polo na área da celulose, e também temos muitas cooperativas instaladas no Estado, além da nossa vocação no agronegócio, inclusive com produção de milho, etanol. E ainda o ecoturismo, especialmente em Bonito e no Pantanal", explicou Riedel.

Em agosto de 2023, as potencialidades econômicas e tecnológicas de Mato Grosso do Sul foram apresentadas pelo governador Eduardo Riedel ao embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy.

Na época o representante do país asiático, que também esteve pela primeira vez no Estado, pontuou sobre relações futuras. "O encontro com o governador foi excelente, ele é um líder dinâmico. Tivemos uma ótima conversa para estreitar as relações do Estado com a Índia. Discutimos sobre como atrair companhias indianas para o Mato Grosso do Sul. Falamos também sobre tecnologia e conservação e como startups podem se instalar aqui", disse Reddy.

Em setembro, também do ano passado, uma delegação encabeçada por dois cônsules indianos ligados à CCIB (Câmara de Comércio Índia Brasil), também esteve no Estado para discutir sobre etanol, parceria entre universidades, ciência e tecnologia, agritech, como parte das ações de interesse econômicos entre os dois países iniciadas durante a visita do embaixador.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende