Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável instala recipientes nos postos de saúde para destinar corretamente o óleo de cozinha usado em Glória de Dourados.

| ADAUTO DIAS / DIAS MS


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável instalou recipientes nas Unidades Básicas de Saúde Central, do BNH, Nova Glória e Altos da Glória, para que a população que ainda não sabe como dar o destino correto possa deixar o óleo de cozinha usado em Glória de Dourados. O Objetivo da coleta é propor o descarte consciente de óleo de cozinha, otimizando o trabalho de conscientização da população, expondo a importância do resíduo ser descartado corretamente e com responsabilidade para que o meio ambiente não seja degradado.

Indispensável no preparo de alguns pratos, o óleo de cozinha é extremamente nocivo ao meio ambiente, pois, polui os rios e o solo e compromete o equilíbrio ambiental. Isso acontece porque a maioria das pessoas ainda não sabe a forma correta de descartá-lo. Um único litro de óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água.

O óleo de cozinha é usado principalmente para fritar alimentos em grande quantidade e em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares, lanchonetes, panificadoras e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. O descarte do óleo usado nas frituras pode significar problemas ao meio ambiente gerando a poluição.

A população das cidades não tem como hábito realizar o descarte correto deste resíduo e o seu descarte acaba sendo o ralo da pia, a fossa ou no terreno vazio ao lado de sua casa. Desta forma, se faz necessário que se minimize os problemas causados pelo descarte incorreto do óleo, alertando a população de modo geral a importância de cada um fazer a sua parte.

Através de um projeto continuado, será possível atingir todos os segmentos para que sejam inteirados sobre os riscos causados para o meio ambiente e consequentemente para a população.