Glória de Dourados firma termo de cooperação com a UEMS e MPMS para Educação Ambiental e Projeto de Resíduos Sólidos.

A coleta seletiva Ă© dividida em duas etapas e realizada semanalmente no municĂ­pio

Prefeito de Glória de Dourados Aristeu Nantes - Divulgação

Prefeito de Glória de Dourados Aristeu Nantes - Divulgação

Prefeito de Glória de Dourados Aristeu Pereira Nantes participou da solenidade de assinatura do termo de cooperação entre o municĂ­pio e Universidade Estadual do Mato Grosso do Su - UEMS, para Elaboração do Plano de Coleta Seletiva e Plano de Educação Ambiental. Projeto ResĂ­duos Sólidos: Disposição Legal. Parceria entre a UEMS e o Ministério PĂșblico Estadual do MS.

O convĂȘnio consolida um trabalho conjunto entre Ministério PĂșblico do Mato Grosso do Sul (MPMS) e UEMS, juntamente a importantes instituições parceiras, como o Governo do Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e o Instituto de Meio Ambiente do MS (Imasul).

As ações para elaboração dos Planos de Coleta Seletiva e Planos de Educação Ambiental serão realizadas pela equipe de trabalho do projeto de pesquisa da UEMS em consonância com o ConvĂȘnio de Cooperação Técnica e CientĂ­fica celebrado entre o MPMS e a UEMS, por intermédio do Termo de ConvĂȘnio n. 1076/2020-UEMS/MPMS, no âmbito do "Projeto ResĂ­duos Sólidos: Disposição Legal".

Cabe destacar que os trabalhos envolvem apoio técnico ao municĂ­pio, não havendo repasse de recursos financeiros, materiais ou equipamentos. A iniciativa tem como principal objetivo promover a articulação e a interação de ações direcionadas ao meio ambiente.

Neste cenĂĄrio, visando promover a articulação e a interação de atividades destinadas a orientar os municĂ­pios do estado sobre a gestão ambientalmente adequada dos resĂ­duos sólidos, o MPMS, representado pelo Diretor do NĂșcleo Ambiental, Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet e a UEMS celebraram o ConvĂȘnio de Cooperação Técnica e CientĂ­fica nÂș 1076/2020, que originou este Edital.

Os coordenadores do projeto, pela UEMS, são docentes efetivos do curso de Engenharia Ambiental e SanitĂĄria da Unidade UniversitĂĄria de Dourados. De acordo com o prof. Dr. VinĂ­cius Ribeiro, "a iniciativa conta ainda com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), do Governo Estadual, por meio do Imasul e Semagro, demonstrando a magnitude e importância desta iniciativa", destaca.

A coleta seletiva é dividida em duas etapas e realizada semanalmente no municĂ­pio, com a equipe passando as terças-feiras no lado nascente e as quintas-feiras no lado poente da cidade, recolhendo os resĂ­duos sólidos que são separados e colocados nas calçadas.