Júlio Buguelo pede contratação de um terapeuta ocupacional para a APAE.

Vereador e Presidente do Legislativo Municipal Júlio Cleverton dos Santos (Buguelo) PT - Foto Adauto Dias

Vereador e Presidente do Legislativo Municipal Júlio Cleverton dos Santos (Buguelo) PT - Foto Adauto Dias

O Vereador e Presidente do Legislativo Municipal Júlio Cleverton dos Santos (Buguelo) PT, na sessão desta terça-feira 21, da Câmara Municipal de Glória de Dourados-MS, apresentou e foi aprovado indicação a Janete Glorinha Kochinski de França, Secretaria Municipal de Saúde, bem como ao Prefeito Aristeu Pereira Nantes, e ainda, ao Presidente da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Samy Arfux de Figueiredo, para que analisem a possibilidade de contratação de um terapeuta ocupacional, com especialização no tratamento do autismo.

"Esta indicação possui como objetivo em disponibilizar ao nosso município uma terapeuta ocupacional para o atendimento das crianças que possuem autismo. O referido profissional, no que se refere ao autismo, trabalha para desenvolver habilidades de caligrafia, habilidades motoras finas e habilidades diárias da rotina, principalmente nos autistas de nível I e II. Além disso, também é fundamental para aqueles que estão no nível III do espectro, porque auxilia no desenvolvimento das habilidades mais básicas, como alimentar-se, o que promove mais autonomia".

Ainda "No mais, pode-se dizer que o papel fundamental desse tipo de terapia é avaliar e direcionar os déficits de processamento sensorial da criança. Isso é benéfico para remover as barreiras que levam ao aprendizado e ajudar os autistas a se tornarem mais calmos e focados. Dessa forma, os referidos profissionais são de suma importância para o desenvolvimento de nossas crianças autistas, sendo importante inclusive, que haja o atendimento na APAE de nosso município, que abriga muitas crianças com distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico que é como se define o autismo. Dito isto, esperamos que o nosso pedido seja analisado com a devida atenção, uma vez que se trata de uma reivindicação de extrema relevância". Concluiu o vereador.